Segurança
Com a constante evolução tecnológica dos sistemas de informação e das redes multi-serviços para tecnologias e protocolos standard, surge o nascimento dos denominados “sistemas abertos”. Foi graças a essa evolução que se deu a grande explosão do fenómeno que actualmente conhecemos como INTERNET.
Com a rápida expansão deste novo universo, começam a surgir outros requisitos e preocupações na condução do negócio electrónico: confidencialidade da informação, identificação, autenticação, autorização, integridade dos dados, disponibilidade.
Os dados que hoje em dia se encontram nos sistemas de informação e que circulam constantemente nas redes de voz, dados e imagem, estão sujeitos a múltiplas exposições. Esta nova realidade despertou nas empresas a necessidade de uma maior atenção para a implementação de um processo de protecção de acesso aos seus dados, quer sejam eles físicos ou lógicos.
A segurança é portanto uma exigência essencial, e as empresas que a encararem como um mal necessário, verão outras empresas, que a integram no dia-a-dia, invadirem o seu negócio.
Apesar das políticas de segurança serem capazes de minimizar as perdas financeiras desses ataques, não podem reparar os danos subsequentes à reputação de uma empresa e à erosão da confiança que muitas vezes acompanha um ataque.
Estamos então perante um dos maiores desafios dos últimos anos: encontrar uma solução técnica, económica e fiável, de forma a salvaguardar as transacções electrónicas (business-to-business e business-to-commerce), sabendo à partida que a tecnologia mais segura hoje será vulnerável amanhã.